Antes de iniciar a descrição sobre a diferença entre os profissionais: revendedor, representante e afiliado, chamamos a atenção para a importância dessas funções no mercado.

Sabe aquela marca super, hiper, megafamosa que você admira? Sabia que para chegar naquele nível de conhecimento e relevância, pode ter contado com o trabalho diário de revendedores, representantes ou afiliados?

Empresas como o Boticário e Mary Kay, são bons exemplos de empresas que contam com o profissionalismo de milhares de revendedores e representantes comerciais que divulgam e vendem os produtos cosméticos em todo o Brasil.

É quase como um trabalho de “formiguinha”, mas que com o tempo, transforma pequenos negócios em grandes empresas.

Veja qual a diferença entre um revendedor, representante e afiliado, a seguir:

Revendedor em ação

O revendedor é aquele que adquire os produtos, a fim de realizar a revenda em sua loja, ou no modelo porta a porta. Os materiais são adquiridos antecipadamente com uma margem de lucro maior, assim o revendedor pode oferecer os produtos aos seus clientes.

De modo geral, o revendedor tem uma margem maior de lucro, porém precisa realizar um investimento pequeno em estoque, atendendo o cliente com agilidade.

Representante comercial

É um parceiro que recebe os pedidos de consumidores com os quais já têm relacionamento ou está prospectando. O representante comercial não almeja abrir um espaço físico para venda. Ou seja, atua como autônomo, sendo que, seu maior ativo é a lista de leads e clientes com quem mantém relacionamento.

Uma das vantagens dessa profissão é não ter a necessidade de loja física e de estoque. Isto é, não precisa investir tanto dinheiro para iniciar o seu trabalho. A princípio, o único pré-requisito é uma boa carteira de clientes.

Afiliado

Os afiliados são vendedores virtuais. Com o avanço da tecnologia na web, essa profissão está cada dia mais conhecida. O afiliado utiliza a sua audiência na internet com o objetivo de divulgar e vender produtos, em troca de comissões.

Geralmente, as comissões mais altas vão para produtos digitais, por exemplo: ebooks e cursos online. Se você quer tornar-se um afiliado, é necessário realizar o cadastro em plataformas específicas que oferecem os Programas de Afiliados. Caso aprovado, é só copiar o link do material ofertado e repassar aos leads e clientes.

Sendo revendedor, representante ou afiliado é possível utilizar-se do sistema Viasoft Korp CRM, com o intuito de organizar as vendas, cadastrar oportunidades, qualificar leads, realizar a gestão de equipes, avaliar resultados, entre outras atividades relacionadas às vendas. Saiba mais, clique aqui.