Pré-vendas é uma prática que vem ganhando força no Brasil. As empresas nacionais perceberam a importância desse trabalho e estão investindo em equipes especializadas em prospecção e qualificação de leads.

Uma pesquisa divulgada pela Harvard Business Review (2015), apontou que os investimentos em pré-vendas podem gerar um crescimento das oportunidades de negócio em torno de 40% a 50%. Além disso, o setor eleva a receita da empresa em até 13%.

A seguir, entenda exatamente o que é pré-vendas, as vantagens e a importância da área para os resultados da empresa.

O que é pré-vendas?

Dentro do processo comercial, a etapa de pré-vendas é a responsável por realizar o primeiro contato com o lead. Então, são aplicadas ações objetivas de prospecção e qualificação de leads. Em seguida, o setor envia aos vendedores aqueles leads com maior potencial de conversão. Ou seja, há uma filtragem dos potenciais clientes.

Os profissionais de pré-vendas (Sales Development Representative – SDR) têm o papel de entender e identificar as necessidades do prospect. Além do mais, atuam como especialistas do produto ou serviço da empresa, com o objetivo de nutrir o lead de informações e prepará-lo para que o vendedor finalize o processo.

Vantagens e impactos do pré-vendas na empresa

1 – Mais agilidade e eficiência no processo comercial

A filtragem de leads feita pelo pré-vendas torna todo o processo mais rápido e eficiente. Sendo assim, a qualificação prévia dos potenciais clientes evita que os vendedores gastem tempo com prospects frios. Sem falar que a seleção dos leads amplia as possibilidades de conversão.

2 – Vendas qualificadas

Ao contar com profissionais que qualifiquem o potencial cliente, a instituição evita a perda de eficiência durante o processo. Quando há a divisão de responsabilidades entre o setor de vendas é possível estabelecer objetivos específicos para cada time e medir com facilidade os resultados de cada equipe.

3 – Redução do CAC

O pré-vendas ajuda na redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), pois a tendência é acelerar a jornada de compra e aumentar as conversões. Desse modo, com um menor custo de aquisições, melhores serão os resultados da empresa.

Quer descobrir o CAC do seu negócio? Então, primeiro defina um período de análise. Depois, divida o “investimento aplicado para adquirir os clientes” pela “quantidade de clientes conquistados”.

4 – Personalização no atendimento

No momento atual, o consumidor além de agilidade também procura um atendimento personalizado. Ou seja, o suporte da empresa deve conhecer as principais necessidades do cliente, a fim de resolvê-las por meio da solução ofertada.

Portanto, para atender a demanda do comprador, é preciso captar algumas informações relacionadas a ele com o intuito de conhecê-lo melhor. Nesse sentido, a área de pré-vendas fica responsável por reunir todos esses dados no primeiro contato com o lead. Posteriormente, o setor transmite as informações aos vendedores.

Logicamente, a coleta e gestão dos dados não é uma tarefa tão simples. Sendo assim, tenha um sistema robusto para gerenciar e acelerar a transmissão das informações. O Viasoft Korp CRM pode ajudar a sua equipe nessa missão. Veja as possibilidades do software.