Quer saber quanto sua empresa pode faturar em vendas no próximo mês? Então, conheça o forecast de vendas, que é um importante indicador para auxiliar o planejamento estratégico e a antecipação das ações, tanto do setor de vendas, quanto do financeiro da empresa.

O forecast de vendas é uma ferramenta para estimar o faturamento comercial em um determinado período. Ou seja, ajuda a organizar as receitas, além de prever o fluxo de caixa futuro. A previsão pode ser criada com base nos resultados dos meses anteriores, nos perfis de clientes e funis de vendas.

Benefícios do forecast de vendas

Uma das vantagens desse indicador é que a gestão comercial consegue tomar decisões mais assertivas. Conheça outros benefícios que o forecast de vendas pode trazer para o seu negócio:

Previsão financeira

O forecast é fundamental para controlar a movimentação financeira da empresa, pois assim é possível analisar quais serão os lucros e se estarão dentro do esperado. Ou seja, o forecast de vendas ajuda a equipe a ter uma estimativa do lucro ou prejuízo em determinado período.

Entenda o perfil do cliente

Para chegar no forecast de vendas, anteriormente, é necessário realizar uma pesquisa levando em consideração o comportamento dos leads e as preferências de compra dos clientes. Portanto, por meio dessas informações específicas e detalhadas dos consumidores, há um entendimento avançado das necessidades e, consequentemente, aplica-se estratégias de vendas mais adequadas, gerando maior conexão entre empresa e consumidor.

Estimativa de investimento

Investir no negócio faz parte do crescimento empresarial, mas também é importante ficar de olho na saúde financeira da instituição. Para isso, conte com o forecast de vendas, pois o indicador ajudará na apresentação dos resultados financeiros previstos. Então, você pode se preparar para investir ou, dependendo do cenário, cortar custos de alguma área.

E aí, acredita que a previsão de vendas pode ser uma ferramenta de apoio para as decisões estratégicas da sua empresa?

Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem nos comentários.