Com o objetivo de mostrar destaque diante da concorrência e fidelizar consumidores, as indústrias procuram cada vez mais fortalecer a própria marca. Além disso, geralmente, têm um excelente time comercial e ferramentas tecnológicas que automatizam algumas atividades, assim permitindo uma performance de venda ágil e mais eficiente.

O setor comercial das indústrias, além de qualificado, precisa apresentar um excelente entendimento em relação aos clientes. Então, procure montar um time que tenha conhecimento técnico, goste de lidar com os leads e clientes, e que sempre busque conhecimento sobre seu produto, concorrência e formas de melhorar o atendimento ao consumidor.

Colaboradores engajados e que tenham propósito na área em que atuam, ajudam a companhia a melhorar os resultados e a conquistar a satisfação e confiança dos clientes.

4 estratégias para montar um setor comercial bem-sucedido nas indústrias

1 – Equipe de sucesso

Contratar um bom time comercial é a primeira etapa para melhorar o desenvolvimento e crescimento do negócio. Então, tenha um capacitado time de RH, que ajude no recrutamento e seleção. Durante as entrevistas, verifique as qualificações técnicas e a experiência dos candidatos, assim como, a vontade de aprender dos profissionais.

Um ponto bem importante para que a empresa consiga reter os talentos, é certificar-se de que o profissional tem um perfil que case bem com a cultura da indústria. Além disso, perceba se o candidato apresenta pensamento de dono, ou seja, tem uma visão ampla da empresa. Esses profissionais que vestem a camisa da instituição, ajudam na otimização de resultados.

2 – Integre o comercial aos outros setores da indústria

Há informações essenciais que o setor comercial precisa ter acesso para dar continuidade no processo de vendas, por exemplo: data de chegada das mercadorias, quantidade de produtos no estoque, etc.

Sendo assim, ao manter os setores integrados, o comercial tem mais segurança ao negociar com o cliente, já que tem certeza das informações sobre os produtos e consegue finalizar a venda rapidamente. Claro que, para isso, contar com um sistema que integre os dados de todos os setores da indústria facilita o trabalho, além de ajudar a garantir a eficiência.

3 – Metas periódicas

Manter o time de vendedores motivado faz parte do trabalho. Então, estipule metas diárias, semanais ou mensais aos colaboradores. Esses objetivos de curto prazo auxiliam no desempenho dos profissionais. Além do mais, fica mais fácil avaliar as dificuldades e os acertos da equipe.

Exemplos de métricas a serem verificadas: número de prospecções, quantidade de novas oportunidades encontradas, oportunidades de negócio qualificadas, vendas fechadas, taxa de conversão no funil de venda, entre outras.

4 – Gestão e controle das vendas e da equipe por meio de um sistema adequado

Controlar todas as vendas, negociações e vários outros indicadores do setor comercial em planilhas, pode tomar bastante tempo do gerente do setor. Por esse motivo, ter à disposição um software, como o CRM, auxilia o trabalho. Evite erros em planilhas, a perda de dados, entre outras falhas com o apoio da plataforma CRM.

Converse com um de nossos consultores sobre o Viasoft Korp CRM, sistema focado na gestão comercial de indústrias.