Ao utilizar o método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), as vendas estarão voltadas ao comportamento do consumidor. Por esse motivo, traz ótimos resultados, se bem aplicado. Guia-se o potencial cliente positivamente pelo Funil de Vendas, de acordo com as necessidades e desejos dessa pessoa, para torná-lo um cliente.

Entenda como funciona o método AIDA

É um método bastante utilizado pelas equipes de Marketing e Vendas, a fim de melhorar o comportamento dos leads. Mesmo sendo criado em 1898, tem grande relevância até hoje. Saiba como funciona o passo a passo da metologia:

Atenção

Antes de criar o conteúdo ou abordagem, a fim de atrair o lead, pense: por que ele deveria ler ou se atentar a isso? Logo, desperte a curiosidade desse possível consumidor, por meio de headlines e chamadas persuasivas.

Esse início do método AIDA, é um dos maiores desafios no processo de venda, pois é quando o visitante avaliará se aquela chamada vale ou não a pena. No meio de tantos conteúdos publicados que chegam até os leads, não é tão simples conquistar a atenção do consumidor.

Sendo assim, no primeiro momento vá direto ao ponto, mostrando o benefício do produto ou serviço, ou faça uma breve descrição do diferencial da empresa, também chamado de USP (Unique Selling Proposition). Caso opte pelo USP, tenha em mente que precisará acrescentar Gatilhos Mentais. Os gatilhos mais comuns são: autoridade, prova social, escassez, entre outros.

Imagine a seguinte situação: você precisa despertar a atenção do usuário, para que em seguida, ele perceba a oferta. Nesse momento, se o lead está recebendo um anúncio, por exemplo, é importante utilizar cores chamativas, dando destaque apenas àquilo que mais interessa que esse usuário compreenda.

Interesse

Aqui, a pergunta a ser feita é: como posso ajudar essa pessoa? Ou seja, ao ofertar o produto, foque na necessidade do comprador, despertando o interesse do visitante.

As informações destacadas, como títulos e subtítulos, precisam apresentar algo que esse usuário procura. Dessa maneira, será mais fácil fazer com que siga ao próximo passo.

Nesta etapa, no caso do vendedor, é necessário saber ouvir o potencial cliente, a fim de identificar as necessidades. Dica rápida: traga alguma informação relacionada ao produto/serviço que possa ser novidade para o consumidor.

Desejo

Pergunte-se nesta fase do método AIDA: como seria a vida do lead sem a sua solução? Essa é a hora de focar nas soluções!

Você já conhece as necessidades desse consumidor. Então, leve-o à descoberta da solução. Faça-o entender que o seu produto ou serviço vale o investimento. Portanto, foque nas características da solução que mais têm vínculo com esse comprador. Aaah! Não precisa oferecer todos os benefícios de uma única vez. Busque duas ou três características que resolvam o que o lead demanda.

Assim, o usuário observará e analisará com mais detalhes se a proposta e empresa são confiáveis e capazes de atender suas necessidades. Alguns dos indicadores de confiabilidade são: depoimentos de usuários e lista de clientes.

Ação

Aqui, pergunte-se: O que o lead deve fazer? Sendo assim, crie um CTA (Call to action) com base na sua resposta. A ação representa o momento final da pré-venda. É quando o lead adquire a solução da sua empresa, transformando o desejo em ação.

Para chegar nesta fase, é possível oferecer, por exemplo, eBooks e Testes Grátis. No caso do vendedor, é possível convidar o consumidor para uma reunião, dependendo do fluxo de venda. Porém, antes disso, veja se o lead está qualificado, com o intuito de evitar consumidores com baixa probabilidade de adesão, pois isso eleva o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), em especial,  tratando-se de contatos presenciais.

Para verificar se o lead é ou não qualificado, utilize o status de qualificação da ferramenta Viasoft Korp CRM. Um software que auxilia empresas com o processo de vendas, por meio da automatização de tarefas.

Após conquistar clientes com a ajuda do método AIDA, não esqueça do pós-venda. Clientes fidelizados podem manter seu financeiro lucrativo.