Está à procura de um vendedor para ser integrado ao seu time de alta performance? Veja neste post, habilidades essenciais de um vendedor que podem auxiliar na sua tomada decisão, na hora de contratar o profissional.

Nesse mercado competitivo e dinâmico, formar uma equipe com ótimas habilidades de venda é um dos elementos cruciais para o sucesso empresarial. Portanto, seja você um recrutador ou gestor de vendas, deve estar de olho nos profissionais que mais destacam essas características.

A empresa, além de fazer um bom uso do CRM, a fim de gerenciar todo o processo de vendas, precisa estar ladeada por vendedores que conheçam as necessidades e desafios dos clientes do setor.

Listamos 6 características fundamentais de um vendedor, a seguir:

Soft Skills

  • Comunicação;
  • Persistência;
  • Inteligência emocional (IE).

Hard Skills

  • Metodologia de vendas;
  • Domínio das tecnologias;
  • Redes sociais e Social Selling.

Vamos aos detalhes de cada habilidade pessoal e profissional importantes em um vendedor:

Comunicação

Não dá pra desvincular o ato de vender com uma boa aptidão em comunicar-se, né? Sendo assim, tanto a comunicação oral nas ligações e pessoalmente, quanto a escrita em e-mails, precisam ser fluídas e claras. Na maior parte das vezes, os clientes vão comprar da empresa quando entenderem perfeitamente as soluções oferecidas. Ou seja, clareza na comunicação é tudo!

Persistência

Podem existir muitos “nãos” até a chegada do “sim” no processo de venda. Então, é importante ser persistente. Vendedores que desistem facilmente quando o consumidor não responde rápido, podem perdem oportunidades de negócio.

Lembrando que, ser persistente não significa entrar em contato a todo momento. Já no primeiro contato com esse possível comprador é básico definir os próximos passos. Isto é, deixar alinhado qual será a thread de comunicação, junto ao lead. Dessa forma, o vendedor saberá quando poderão voltar a conversar, e o melhor canal com esse lead. Então, um relacionamento já começa a ser estabelecido.

Inteligência emocional (IE)

Controlar as emoções e os comportamentos perante os leads e clientes é bem importante durante a negociação. Geralmente, os vendedores de alta performance conseguem perceber os próprios sentimentos e evitá-los, caso possam atrapalhar o seu trabalho. Assim, apresentando comportamentos adequados, mesmo diante de momentos de ansiedade e estresse.

O profissional com IE, também identifica os sentimentos das pessoas a sua volta, e pode comportar-se dentro daquele mesmo padrão. Por exemplo, se perceber que o lead está angustiado com algo, é capaz de agir de maneira mais tranquila, seguindo com a negociação.

Metodologia de vendas

Independente se o vendedor trabalha com as metodologias populares ou com outras menos conhecidas, para alcançar bons resultados, precisará seguir algum método.

É interessante que esse profissional mostre conhecimento e já tenha testado e aprovado algumas dessas metodologias. Ou seja, tenha experiência, a fim de auxiliar a empresa com boas abordagens.

Domínio das tecnologias

Certamente, dentro desse mundo cada dia mais digital, ter domínio das tecnologias faz parte das habilidades essenciais de um vendedor. Além do mais, é vantajoso que esse profissional conheça o sistema de CRM, plataforma que facilita o processo de venda, além de auxiliar com os resultados.

Redes sociais e Social Selling

Que as redes sociais são excelentes aliadas dos vendedores não é novidade, né? Esses meios ajudam a prospectar novos clientes e fortalecer a marca. Então, dominar as ferramentas é um ponto forte do profissional.

Para aplicar o social selling, uma das redes sociais mais utilizadas pelos vendedores é o Linkedin. Nesse sentido, além de conhecer melhor as necessidades e expectativas do seu público, haverá uma relação mais próxima com o consumidor.

E aí, você acrescentaria habilidades que um vendedor de alta performance deve ter? Então, deixe seu comentário. ?