Confira neste post, ótimos filmes para você que se interessa por marketing e vendas. Vamos lá? Luz, câmera, ação!

Aprender mais sobre determinada área é sempre importante, mas compreender por meio de filmes além de divertido e instrutivo, pode ser inspirador. Que tal entender mais sobre marketing e vendas no conforto do sofá e com uma pipoca do lado?

Veja a lista de filmes que podem trazer ensinamentos nas áreas de marketing e vendas, a seguir:

Amor por contrato (2009)

Até que ponto chega o consumo na sociedade capitalista? O filme “Amor por contrato” questiona os telespectadores sobre essa questão, e desperta a reflexão em relação às marcas e ao status que elas carregam. O longa retrata uma família perfeita – bonita, elegantíssima, educada e muito bem-vestida – que vive em uma mansão, localizada em um condomínio luxuoso.

A parte curiosa do filme é que a família não é real. Como assim? Exato! São pessoas, escolhidas a dedo, que fazem parte daquele grupo. Se você está se perguntando qual é o objetivo, aí vai: a venda! Essas pessoas são vendedoras profissionais, pagas para exibir e vender “subjetivamente” todos os produtos e serviços caríssimos que consomem aos vizinhos.

Claro que, o amor, carinho e confiança não são a base da família. Afinal, o núcleo familiar é fictício. Um detalhe interessante é que, de 10 produtos que o grupo consome, 9 são de desejo daqueles que os rodeiam. Bora assistir?

A Rede Social (2010)

Conhecida no mundo todo, a rede social chamada Facebook não é mais novidade. Ou pelo menos, não é para a maioria das pessoas. O filme “A Rede Social” mostra o início e a história desse meio de comunicação. Mark Zuckerberg, um dos fundadores do projeto, fez o website com a ideia de medir a beleza dos estudantes de Harvard, depois que sua namorada terminou o relacionamento. Ele baixa as fotos e o nome de vários estudantes, invadindo um banco de dados. Em poucas horas é lançado o “FaceMash”. Então, milhares de jovens são atraídos com o objetivo de elegerem as pessoas mais interessantes da universidade.

Mark foi punido pelo ato e considerado “vilão”, porém chamou a atenção de algumas pessoas pela genialidade. Assim, após o episódio foi chamado para trabalhar como programador. O filme traz muitas reviravoltas. Vale a pena conferir como o jovem conseguiu transformar sua ideia em uma rede social de sucesso.

Chef (2014)

Carl é chef de um luxuoso restaurante de Los Angeles, que enfrenta problemas com o cardápio e por isso faz mudanças o tempo todo no menu. Até aí, o chef estava levando seu emprego, o “abacaxi” maior foi quando um crítico gastronômico publicou uma crítica negativa ao restaurante e irritado, Carl, vai tirar satisfação. Como consequência do seu ato impensado, perdeu o emprego.

A solução foi o recomeço em um food truck. Sabe quais os ingredientes utilizados pelo chef, a fim de passar pela situação? Boa comida e marketing digital. Tanto calouros, quanto veteranos da área e empreendedores podem se ver inspirados com esse filme. O aprendizado é garantido!

Do que as mulheres gostam (2000)

Nick Marshall começa a compreender melhor a mente das mulheres, após um grave acidente que o permite ler a mente feminina. Seu primeiro pensamento é tirar proveito da situação, mas em vez disso, Nick muda o estilo de vida.

O filme envolve o conceito de público-alvo na prática, pois é preciso entender como o público pensa para saber o que oferecer em soluções no mercado. Aos apaixonados pelas áreas de marketing e vendas, esse é um audiovisual que pode agregar bons ensinamentos.

Fome de Poder (2016)

A frase “Amo muito tudo isso” te faz lembrar alguma propaganda ou marca? Se você disse: McDonald’s, a sua resposta está certa. “Fome de Poder” retrata o progresso do enorme grupo de restaurantes fast food. O ponta pé inicial acontece com o vendedor Ray Kroc que adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald. O vendedor começa apenas com sua força de trabalho, mas com o tempo transforma a marca em um império alimentício e imobiliário.

Apesar da ideia inicial ter sido dos irmãos, o grande mérito foi dado ao vendedor Ray Kroc, que com visão tornou a empresa global. Assista ao filme e entenda como isso foi possível, além de aprender mais sobre marketing e o mundo empresarial.

E aí, conhece mais algum bom filme que traz ensinamentos de marketing e vendas?