No Brasil, o atendimento via WhatsApp é uma das formas mais comuns que as empresas utilizam para se conectar com os clientes. Atualmente, o número de contas ativas no país chega a 120 milhões de usuários, de acordo com dados do próprio aplicativo.

Criar uma conta no app para a empresa é uma maneira de alcançar um público maior. Além disso, é possível manter a proximidade com os consumidores de modo personalizado.

A facilidade no uso da ferramenta e as atualizações contínuas são algumas das características que tornam esse meio de comunicação tão popular. O aplicativo apresenta uma tecnologia eficiente em termos de engajamento, disponível gratuitamente ao mercado. Aliás, em muitos casos, há a possibilidade de integrar a plataforma a outros canais de comunicação.

4 dicas para realizar um atendimento adequado pelo WhatsApp

1. Faça uso do WhatsApp Business

O foco é o atendimento ao cliente, certo? Então, utilize a versão corporativa do aplicativo, desenvolvida para ajudar empresas.

O WhatsApp Business tem diversas funcionalidades que proporcionam uma melhor experiência aos clientes. Portanto, cadastre as informações do seu negócio, por exemplo, nome, site e o endereço da empresa e ganhe a credibilidade dos clientes.

Aaah! Você também pode categorizar os consumidores por meio de tags, analisar métricas e personalizar as respostas automáticas.

2. Acompanhe as métricas e avalie os resultados

Realizar a gestão do atendimento, criar estratégias e avaliar os resultados não são tarefas fáceis. Inclusive, tornam-se mais difíceis quando a equipe não conta com todas as informações necessárias para avaliação.

O WhatsApp Business tem uma área que mostra as estatísticas das mensagens. Desse modo, ao visualizar as métricas, o profissional tem noção do número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes.

Então, mediante esses dados, a empresa pode criar e analisar alguns KPI’s, como: taxa de recebimento, taxa de abertura, taxa de resposta, conversões em vendas, etc. Além disso, mensura os resultados de campanhas de marketing e vendas.

3. Automatize o atendimento

Outra opção disponibilizada pelo WhatsApp é a automatização do atendimento. Ou seja, através de uma API, as empresas conseguem fazer uso de chatbots. Sendo assim, os atendentes virtuais são programados conforme as necessidades da companhia.

Certamente, entre os benefícios do atendente virtual está a “automação de processos repetitivos”. Por exemplo: solicitação da segunda via de boletos, cardápio, tabela de preços, informações sobre produtos e serviços, além de diversas dúvidas comuns dos clientes.

4. Atendimento via WhatsApp + CRM

O atendimento pelo WhatsApp é importante assim como a qualificação de leads dentro do sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Durante o processo de vendas, há diversas formas de se comunicar com o consumidor, sendo o WhatsApp um desses meios. Mas independente do canal, é essencial montar o funil de vendas, gerenciar as oportunidades de negócio e qualificar os leads. Para isso, o sistema CRM vem como uma ótima solução ao mercado.

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