A Transformação Digital está cada dia mais presente nas empresas e na sociedade. Por isso, é importante que o gerente comercial mantenha-se atualizado em relação às tecnologias. Assim, é capaz de realizar um gerenciamento eficiente e ajudar no crescimento da instituição.

Nesse sentido, uma das ferramentas que pode auxiliar o gerente comercial é o sistema CRM (Customer Relationship Management). A gestão de relacionamento com o cliente realizada por meio do software é uma estratégia que possibilita a análise de interações com os clientes, o gerenciamento da equipe, além de uma visualização ampla dos resultados obtidos.

Entenda como o CRM ajuda a automatizar e organizar alguns processos no setor comercial, a seguir.

Qual é a função do CRM na gestão comercial?

O foco no cliente é a principal função do modelo CRM, sendo assim, essa estratégia auxilia na fidelização e satisfação dos consumidores. Veja outras características do sistema que potencializam a gestão de vendas na empresa:

1 – Informações centralizadas

O CRM permite centralizar as informações sobre leads, compradores e equipe de vendas em um único lugar. No qual, é possível acessar as estatísticas de performance da equipe, histórico dos clientes, registros de reuniões, dados de negociação dos vendedores, etc.

Além disso, você consegue acessar as informações remotamente, pois o CRM pode ser hospedado em nuvem. Ou seja, mais uma vantagem para o gerente comercial e para a equipe de vendas. Com isso, ganha-se tempo e a possibilidade de agilizar o trabalho, já que o time pode acessar os dados quando e onde desejar, basta estar online.

2 – Entenda o cliente

Profissionais conversando em frente ao computador. Imagem simboliza a equipe de vendas conversando sobre relatórios vindos do CRM.

Criar uma relação efetiva por meio do diálogo e do conhecimento dos perfis de consumidores é essencial. Então, quando isso ocorre, seu negócio tem condições de analisar os resultados e pensar em novas estratégias para otimizar as conversões de venda.

Sabendo disso, pontue as dificuldades e necessidades dos clientes, entenda o perfil dos consumidores, as soluções que essas pessoas procuram e as vantagens do produto ou serviço que fariam o lead comprar.

É exatamente nesse aspecto que o sistema CRM pode ajudar o gerente comercial. O profissional acompanha toda a interação com o cliente durante o processo de venda, via sistema. Por meio desse acompanhamento e análises, crie diferenciais na venda e outras possibilidades de negociação.

3 – Gestão da equipe de vendas

O CRM permite que você melhore a comunicação com a equipe comercial. Da mesma maneira que o sistema coleta os dados e disponibiliza os relatórios sobre os clientes, também faz isso com a equipe de vendas. A partir daí, avalie de maneira individual ou coletiva os resultados do seu time comercial.

Outro ponto muito útil é o compartilhamento de dados entre os diferentes setores da empresa via sistema CRM. Por exemplo: condições de pagamento mais utilizadas, as formas de entrega preferidas, entre outras informações.

Enfim, com o auxílio do CRM, o gerente comercial têm uma visão ampla da área de vendas sem a necessidade de parar a equipe para solicitar relatórios. Gere dashboards em tempo real, tornando as análises mais precisas e rápidas.

E aí, acredita que o CRM vai te ajudar na gestão comercial?
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