Antes de efetivar a venda, o setor comercial e de marketing passam pela etapa de prospecção de leads. Um estágio de grande importância no fluxo geral da venda, pois influencia diretamente no resultado final.

Por isso, um planejamento bem elaborado deve ser feito, considerando os melhores canais de prospecção para o seu negócio. Além disso, você precisa considerar o conteúdo e abordagem que mais convertem em cada canal.

Nesse sentido, defina também o ICP (Ideal Customer Profile), facilitará muito a captação de potenciais clientes. Saiba mais em nosso artigo: Potencialize suas vendas ao identificar o ICP.

Quando você realiza essas ações, tem uma garantia a mais de crescimento da empresa e de um fluxo de receita contínuo. Certamente, é a base rumo à venda.

Canais de prospecção de leads

Independente se os canais são físicos ou digitais, estude-os e veja todas as possibilidades dentro daquele meio. Então, faça um plano de ação para aumentar as chances de efetivar as oportunidades de negócio com o consumidor.

Nesse plano de ação, combine os canais dentro do planejamento. Por exemplo:

  • No dia 1: E-mail + Ligação
  • Dia 3: WhatsApp + LinkedIn
  • Dia 7: Ligação + E-mail marketing

Veja 5 canais de prospecção para utilizar na sua empresa, a seguir:

1 – Telefone

Não esqueça de anotar quanto tempo fica em cada ligação e quantas vezes na semana faz ligações para tratar de assuntos com o cliente, a fim de controlar o seu trabalho e desempenho.

Realize essa gestão para acertar as dificuldades e ser mais assertivo na venda, sempre melhorando o script e as técnicas.

2 – E-mail marketing

Os e-mails marketing permitem enviar mensagens personalizadas aos consumidores. Se você quer utilizar esse canal com efetividade, tenha uma boa base de potenciais clientes. Em seguida, crie e segmente os conteúdos pensando em cada fase do funil de vendas.

Através dos e-mails, leve ao consumidor: os benefícios da sua solução, anuncie descontos, envie novidades da empresa, etc.

3 – Google Adwords

Como funciona o Google Adwords? Você compra palavras-chave, a fim de aparecer como o resultado de busca dessas palavras no Google. Por exemplo, você é uma empresa de cosméticos e quer vender mais sabonetes. Então compra a palavra-chave “sabonetes artesanais” para aparecer no topo da lista de resultados em um determinado período de tempo.

O Adwords é muito utilizado para atingir compradores de fundo de funil. Isto é, aqueles que já têm certeza do que querem comprar e estão pesquisando pela solução.

4 – Redes sociais

Atualmente, as mídias sociais como Instagram e Facebook oferecem alternativas de venda. No Face conte com a página própria do negócio e marketplace. Já no Instagram, você tem a opção de mostrar os preços dos produtos nas fotos postadas dentro do perfil corporativo. Quando o usuário clica no preço é direcionado à sua página de compra.

Além disso, realizar networking no LinkedIn pode trazer muitos leads. Nada melhor do que uma rede profissional gigantesca para manter um relacionamento estreito com consumidores, por meio da criação de conteúdo de valor, né?

5 – Revendedor, representante e afiliado

Esses profissionais prospectam os leads e realizam a venda, ajudando a sua empresa na geração de lucro. Geralmente, o valor pago a eles é realizado de acordo com as comissões.

Entenda como funciona o trabalho desses profissionais em nosso post: Você sabe qual a diferença entre um revendedor, representante e afiliado?

Para auxiliar na prospecção, conte com uma excelente ferramenta de gestão, o sistema de CRM pode ajudar nessa situação. Por meio da plataforma, tenha o controle de leads, funil de vendas e até mesmo dos vendedores. Conheça as funcionalidades do Viasoft Korp CRM.

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