Quem lida diariamente com a gestão comercial, sabe que manter a equipe de vendas motivada todos os dias é uma tarefa difícil. Sem dúvida, um grande desafio de líderes e gestores da área.

Cada pessoa tem suas metas e motivações pessoais e profissionais. Então, conseguir alinhar a expectativa diária de todos os colaboradores às expectativas da instituição acaba tornando-se um tanto complicado.

Mas, com certeza, é possível incentivar e estimular a equipe de vendas rumo à evolução, dentro de um ambiente de trabalho positivo e agradável. Então, uma das primeiras ações que deve estar na lista do líder é ser ponto de referência. Ou seja, as atitudes e postura devem ser exemplo para o time de vendas. Pensando nesses gestores, listamos algumas formas de motivar o setor comercial.

Confira a seguir, dicas para manter a equipe de vendas motivada:

Ilustração de equipe conquistando ótimos resultados.

Recompensas? Quero!

A equipe pode ser motivada por meio de bonificações ou recompensas. Exemplo prático: uma boa comissão, além do salário fixo.

Apesar de parecer uma ação simples, é importante tomar cuidado ao definir essas comissões. Muitas organizações utilizam metas e critérios desproporcionais ao que é possível atingir no mercado. Então, dificilmente o colaborador cumpre o objetivo, consequentemente, o bônus em vez de ajudar, atrapalha. Afinal, quem vai motivar-se com metas descabidas? Entretanto, se a comissão vale a pena, passa a ser um combustível de motivação.

Além da comissão, há outros tipos de recompensa que motivam os profissionais. Você já pensou em perguntar isso a eles? Logicamente, não precisa perguntar diretamente. Se preferir, proponha que respondam essas questões por meio de uma caixinha de sugestões. Avalie as respostas e aplique aquelas que possam se enquadrar na realidade da empresa. Equipe de vendas altamente motivada pode significar resultados fantásticos à empresa.

Feedback constante

Fortaleça o relacionamento com os colaboradores pelos feedbacks constantes. Quando o líder analisa os pontos fortes e fracos dos profissionais, também fortalece o aprendizado dos vendedores, e mostra que importa-se com cada um em sua individualidade.

É essencial dialogar com o colaborador e ter essa troca rica em informações e sugestões. Desse modo, os ruídos e falhas na comunicação são minimizados, e melhora-se o entrosamento entre funcionário e líder, o que traz motivação a ambas as partes.

Horários flexíveis

A empresa que permite a flexibilização de horários, apresenta com essa atitude um alto fator de incentivo e motivação. Com a vida cotidiana corrida e acumulada de múltiplas tarefas, ter a possibilidade de alternar o horário algumas vezes, ajuda o colaborador em suas atividades e a gerenciar melhor seu tempo.

Abertura ao home office

Muitas empresas estão percebendo que o home office é uma ótima tendência, e funciona perfeitamente para algumas equipes. Avalie se esse é o caso do seu time de vendas. De repente, alguns dias da semana em home office podem aumentar a produtividade e motivação dos colaboradores. Já fez o teste?

Treinamentos e qualificação

Nesse mercado cada dia mais competitivo, manter a equipe de vendas bem treinada e qualificada, além de ser um baita benefício para a empresa, motiva os funcionários.

O que acha de treinamentos periódicos, e entrega de livros? O aprendizado pode resultar em um bom aumento da lucratividade e evolução empresarial. Investir no capital humano é sempre uma boa alternativa dentro das empresas!

E aí, que tal ser um potencial motivador e fazer a diferença no dia a dia do seu time de vendas?